FUNDO%202_edited.jpg

4 Trocas inteligentes para fazer no seu dia a dia

A cada dia vemos mais e mais pessoas optando por uma escolha de alimentos mais saudáveis na rotina alimentar. O grande acesso as informações que a internet possibilitou, nos aproximou de conhecimentos como os benefícios e malefícios dos alimentos que consumimos, o que causou uma grande influência nas pessoas, na hora de escolher o que comprar no supermercado. Estamos cada vez mais atentos quando o assunto é sódio, açúcar, gorduras, e outros componentes que podem ser nocivos à saúde. Hoje trouxemos aqui 4 trocas inteligentes para você fazer aí na sua casa e ter uma vida ainda mais saudável!


MANTEIGA

Muitas pessoas acreditam que a manteiga é uma gordura saudável e por isso pode ser usada no pão, para frituras etc. Mas estão muito enganadas ao acreditar que a manteiga seja mais saudável do que a margarina por exemplo.

A manteiga é rica em gorduras saturadas e colesterol, além de ser extremamente calórica (1 colher [sopa] equivale a 215 kcal).

A manteiga ainda poder piorar doenças como dislipidemias e a colesterolemia, além de atrapalhar o processo de emagrecimento devido às calorias escondidas, afinal ninguém imagina que 1 colher de algo possa ter tanta caloria assim não é mesmo?

Mas o que eu vou usar no lugar da manteiga? A sugestão é:

No pão: Opte por requeijão, creme de ricota ou queijo branco.

Na fritura: Opte por azeite.


MOLHO DE TOMATE PRONTO

Sabe aqueles molhos de tomate que vêm em saquinhos e que parecem ser inofensivos? Dentro deles pode estar escondida uma tonelada de ingredientes como conservantes, açúcar e sódio. Por isso é importante sempre verificar a lista de ingredientes antes da compra. Quanto menos ingredientes melhor.

Devido ao alto teor de sódio, estes molhos industrializados podem causar retenção de líquidos além de piorar quadros de hipertensos.

Sempre opte por escolher os molhos do tipo passata de tomate, extrato, tomate pelado. Outra excelente opção é fazer o seu próprio molhos de tomate em casa com tomate concassé.


TEMPEROS PRONTOS

Você usa aqueles famosos tabletes de tempero pronto que colocamos no feijão, na carne e outras diversas preparações? Saiba que um tablete daquele contém em torno de 1000 mg de sódio! E o que isso significa? Bom, praticamente METADE da quantidade diária recomendada de sódio em simplesmente UM ÚNICO tempero.

Lembrando que o excesso de sódio pode acarretar diversos problemas de saúde além de atrapalhar processo de emagrecimento e hipertrofia.

E como eliminar este produto de casa? Troque por temperos frescos ou desidratados, naturais. Faça caldo de legumes em casa com casca de alimentos como cebolaalho, talos, coe e coloque em formas de gelo para utilizar em suas receitas! Além de ficar uma delícia é totalmente sustentável e saudável!


ALIMENTOS FRITOS

Você tem aquele costume de avó de fazer tudo frito em óleo? Pois é, este costume é aquele que você precisa guardar na gaveta. Antigamente era muito comum ter muitos alimentos fritos em todas as refeições, mas hoje já vimos que a fritura pode trazer muitos problemas para saúde e devem ser evitados. O consumo de alimentos fritos deve ser restrito a no máximo 2 vezes por semana.

Mas se não for frito como fazer?

Utilize a tecnologia ao seu favor, hoje temos opções como a famosa air fryer, prefira alimentos cozidos, feitos no forno ou no vapor.

Além de evitar problemas de saúde, você estará reduzindo suas calorias diárias, 1g de gordura tem cerca de 9kcal, ou seja, 100g de batata sendo frita tem em torno de 280kcal em quanto a mesma batata na panela elétrica com tecnologia air fryer tem 150 kcal. Uma grande diferença não é?



1.png