FUNDO%202_edited.jpg

Evitando desperdícios

Algumas vezes repetimos a refeição só para não perder a comida e outras ficamos sem saber o que fazer com as sobras, não é mesmo?

Quando ficamos sem ideias a internet ajuda muito e a criatividade também.


Congelando para comer depois

Ao fazer alguma comida em maior quantidade é quase certeza de que parte desta irá ser armazenada no freezer. Podemos usar de exemplo a comida como a feijoada, pois é uma receita que não se costuma fazer pouco e não tem problema nenhum congelar, apesar de ser melhor conservada se usarmos algumas dicas.

Então como congelar seus alimentos prontos em casa para consumir depois sem que percam sabor ou a qualidade?


1- Use recipientes adequados

Se for utilizar recipientes de plástico, opte por aqueles que são resistentes ao congelamento, que não soltam cheiro e que possuem as tampas com fechamento hermético. De preferencia os livres de BPA (Bisfenol).


Fique atento que a maioria das travessas e tigelas refratárias resistem às altas ou baixas temperaturas, mas não a choques térmicos. Por isso, tire do forno e deixe esfriar antes de levar ao freezer e vice -versa.


2- Etiquete as embalagens

Outra sugestão muito útil é etiquetar todas as embalagens, sejam elas saquinhos, formas ou potes, e escrever o que há dentro além da data de congelamento ou preparo. Assim na hora de escolher o que descongelar será muito mais fácil e prático. Outra vantagem da etiqueta é poder monitorar a validade das comidas e quais precisam ser consumidas logo. Fazer uma lista com o que está congelado pode ajudar a garantir o consumo nos prazos corretos e evitar perdas.


PIZZA DE PÃO DORMIDO

Ingredientes:

  • 6 Pães dormidos

  • Água morna

  • 100 gramas de Queijo parmesão ralado [pode ser substituído por farinha de milho ou de trigo]

  • 1 colher de chá de Sal

  • 2 Ovos

Preparo:

  1. Fatie o pão e coloque em uma tigela funda

  2. Acrescente água morna até cobrir todo o pão e deixe descansar por 5 minutos.

  3. Escorra com o auxílio de uma peneira apertando bem para retirar toda a água.

  4. Coloque o pão escorrido em uma tigela e adicione o sal, os ovos e a farinha [ou queijo] e amasse até virar uma massa homogênea.

  5. Abra a massa em uma forma de fundo removível até que fique no formato de uma massa de pizza e leve ao forno por 15 minutos até que a massa fique bem sequinha.

  6. Retire do forno e monte com o recheio de sua preferência, abusando do molho de tomate para manter a umidade da massa.

  7. Agora é só retornar ao forno para assar e bom apetite!


1.png