FUNDO%202_edited.jpg

Fernando de Noronha, um pedaço do paraíso

O Brasil tem lugares incríveis para se visitar e entre eles, Fernando de Noronha, no estado de Pernambuco, é um destino obrigatório para os amantes da natureza. Em 2001, o arquipélago foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), por ser um dos mais importantes parques marinhos do mundo.


Com 26 km², é formado por 21 ilhas, quase todas em área do Parque Nacional Marinho. Para visitá-las, é obrigatória licença oficial do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). A única ilha habitada e aberta à visitação é também a maior delas, que leva o nome do arquipélago, Fernando de Noronha.

A costa do arquipélago voltada para o Brasil é chamada de “mar de dentro”, a que se volta para a África, de “mar de fora”.


MAR DE DENTRO


Se você prefere águas mais tranquilas, o ideal são as praias do “mar de dentro”: a Praia do Sancho é considerada uma das mais lindas do mundo e excelente para mergulho; a Praia do Porto de Santo Antônio é famosa pelo naufrágio do navio grego Eleani Sthatathos e pode ser ponto de embarque e desembarque de barcos de passeio que abastecem a região; a Praia da Conceição, localizada aos pés do Morro do Pico, é um cartão-postal da ilha e tem muitos bares e quiosques na extensa faixa de areia; a Praia do Cachorro, próxima à Vila dos Remédios (no Centro), atrai muitos turistas e, dependendo das condições do mar, permite visitar a piscina natural Buraco do Galego; a Praia da Cacimba do Padre,uma das mais extensas da ilha, atrai surfistas de dezembro a março e tem como maior atração o famoso Morro Dois Irmãos; a praia da Baia dos Porcos é uma das mais bonitas do Brasil e excelente para mergulho e observação de tartarugas; a Praia do Boldró é um excelente lugar para apreciar o Morro do Pico e o Morro Dois Irmãos, dois dos mais belos cartões-postais da ilha; a Praia do Meio é ideal para quem busca um lugar tranquilo para aproveitar o sol.


MAR DE FORA



As praias do “mar de fora” têm águas mais agitadas, mas os aquários naturais e a grande biodiversidade valem a visita: a Praia do Leão é local de desova das tartarugas; a Praia do Sueste é rica em peixes, tartarugas, tubarões e polvos, a Praia do Atalaia é outro aquário natural de destaque; a Praia da Caieira, por ser área de preservação de tubarões, não permite se banhar nas águas incrivelmente verde-azuladas de suas piscinas naturais.

Santuário natural, Fernando de Noronha alia charme e modernidade e encanta os sentidos. É um destino especial para desfrutar de belezas naturais, vivenciar aventuras, relaxar, comer e beber sem pressa.

Você pode chegar a Fernando de Noronha a partir de Recife (PE) ou Natal (RN). Consulte seu agente de viagem sobre os protocolos sanitários de segurança da Ilha e para que sua viagem se realize de acordo com suas expectativas.

Boa viagem!


Renata Schver

Diretora da Venice Turismo




1.png