Aliados ou inimigos do seu processo de emagrecimento?
Ozempic, saxenda, sibutramina, wegovy entre outros remédios por ai vem cada dia mais se popularizando principalmente entre as mulheres que desejam emagrecer, mas afinal até onde estes fármacos trazem resultados?

A busca pelo emagrecimento rápido sempre existiu, porém com a tecnologia e evolução da indústria farmacêutica esta ideia tem sido cada vez mais vendida e com isso a alimentação saudável e exercícios físicos tem ficado em segundo plano, já que as famosas canetas mágicas prometem resultados melhores e ainda mais rápidos, sem esforços. Mas você sabe como esses remédios agem no seu corpo?
A maioria das formulações farmacêuticas utilizam princípios para cessar a sua fome durante o uso do medicamento e consequentemente faz com que o consumo de calorias seja reduzido fazendo com que você entre no que chamamos de déficit calórico, ou seja, você consume menos calorias do que gasta. Este balanço traz como consequência o emagrecimento.
Em teoria realmente é muito bonito e funcional, mas e após a retirada deste fármaco essa fome que até então era nula volta a aparecer e até mesmo ficar maior do que era antes, sem saber se controlar, você volta a comer e então seu peso começa a subir novamente, causando o famoso efeito sanfona. O desespero cresce e mais uma vez você apela para o medicamento e assim entra em um ciclo sem fim.
“Nutri, quer dizer então que remédios para emagrecimento são ruins?”
-Utilizados da maneira errada, sim, são péssimos.
A maioria das pessoas não entendem que remédios para emagrecer não são a chave para o emagrecimento, mas sim coadjuvantes do processo. Não quer dizer que os fármacos não possam ser usados, porém de maneira correta com um acompanhamento multidisciplinar para que os resultados não sejam apenas momentâneos.
“Bom nutri e como funciona o uso do medicamento de maneira correta?”
-Você deve estar pensando. Pois bem, vamos falar como utilizá-los de maneira inteligente.
Quando falamos em emagrecimento precisamos primeiramente listar todos os possíveis problemas que podem estar ocorrendo dentro da sua rotina que estão te fazendo engordar. Podem ser inúmeras coisas, como: beliscar o tempo inteiro, falta de hidratação, comer muitos alimentos industrializados, excesso de sódio e açúcar, falta de sono, sedentarismo, entre outros. Com todos os obstáculos listados precisamos agora enumerar soluções para cada um deles. Este conjunto de coisas faz o que chamamos de mudança de hábitos, que nem sempre é uma tarefa fácil e é ai que os fármacos podem ser aliados para a aquisição desta nova rotina. Vale lembrar que neste processo é imprescindível o acompanhamento nutricional para que haja sucesso no emagrecimento. Já que muitas vezes fazer sozinho só te fará dar um passo pra frente e depois dois para trás, como citado anteriormente.
Ao adquirir novos hábitos saudáveis você consegue mantê-los após a retirada do remédio dando continuidade a quantidade de calorias ingeridas, ao treinamento e assim mantendo o resultado que conseguiu.
Portanto, podemos dizer que os remédios para emagrecimento podem ser tanto aliados como inimigos do seu processo, esta resposta dependerá da consciência do seu uso.
Por Thatiana Gomes, Nutricionista Esportiva